Cavala no forno com batata cozida e salada mista

Cavala no forno com batata cozida e salada mista


INGREDIENTES:
4 cavalas em filete / Alho / louro / pimentão doce / vinagre / 4 Batatas médias / Cebola / tomate / agrião / alface / pimento assado

CONFECÇÃO:
Peça para lhe arranjarem as cavalas ainda no supermercado. ou Em casa, com uma faca bem afiada, segurando o peixe pela cabeça corte debaixo da barbatana logo a seguir à guelra até encontrar a espinha do peixe e faça acompanhar a faca ao longo da espinha até ao rabo. Faça igual do outro lado, ficando com 2 filetes.
Tempere o peixe com sal, alho, o pimentão-doce, uma folha de louro e borrife com um pouco de vinagre.
Ponha as batatas com pele a cozer em água temperada com sal e um dente de alho.
Unte um tabuleiro com azeite e leve ao forno a 180º por 20 minutos.
Enquanto as batatas e a cavala cozinha faça uma salada com Alface, Agrião, tomate, cebola e pimento assado (pode comprar já assado na zona dos frescos
Sirva com um molho vinagrete.

CURIOSIDADES (opinião) sobre a receita de Cavalas

A cavala é um peixe gordo, mas a gordura dos peixes é mais saudável que a das carnes.

É uma gordura rica em Ómega 3. O Ómega 3 é um ácido gordo essencial, o que significa que o nosso organismo não o consegue produzir e que tem que ser fornecido através da alimentação. Embora seja um ácido gordo e nos possamos ter receio dele porque engorda este e os outros como os ómega 6, desempenham papeis fundamentais no nosso organismo. Em particular o Ómega 3 está relacionado com a prevenção de doenças cardiovasculares, diminuindo o processo oxidativo do organismo, o que significa que ajuda a controlar um pouco o envelhecimento celular e atua ao nível do processo inflamatório.

A batata é um óptimo fornecedor de energia. Se comida com moderação não engorda e até é mais fácil de dosear do que o arroz ou a massa. Não nos podemos esquecer que há órgãos do nosso corpo, como o cérebro que só trabalham com hidratos de carbono como fonte de energia.

A salada é ótima fonte de fibra vitaminas e minerais.

%d bloggers like this: