CASOS

Ana Tomaz


Com nove dezenas de quilos distribuídos pelo meu metro e setenta, estava obesa. Não o saberia se não me tivesse colocado nas mãos da Dra. Alexandra Quaresma, em Março de 2011, porque nunca mantive uma boa relação com a balança.

Em Setembro do mesmo ano olhei para o espelho e não me reconheci, perdi vinte quilos e mais de um metro de volume. O peso ideal deixou de estar para lá do horizonte. satisfação de perder peso desta forma saudável reside na surpresa de reparar em mínimos pormenores, semana após semana. Notei os sapatos mais largos, tive que fazer furos extra nos cintos, ofereci os meus casacos de Inverno porque caberíamos duas lá dentro, ocupo menos espaço dentro do carro, enfim, quando dei por ela, já tinha passado do tamanho 48 para o 40 nas calças. Já as posso comprar em qualquer lado, enquanto antes tinha de procurar exaustivamente por um par que me servisse. É nestas pequenas alegrias que se encontram as forças para não desanimar.

Teria sido impossível chegar a este ponto sem a dedicação, o empenho e a amizade da Dra. Alexandra. Só uma amiga tem a paciência de nos motivar quando somos assolados pelo pessimismo, de nos recordar de tudo o que já alcançámos e de nos fazer acreditar que quem percorre um longo caminho, passo a passo, consegue chegar ao fim.

Não foi, como já disse, uma fase. Mudei a minha vida. E quem aprende, não desaprende! Sei que tenho que cuidar de mim para não voltar ao “antes” que tanto me entristece.

Rute Ribeiro


Em criança sofri de crises de asma, o que fez com que usasse bombas e cortisona. Com o passar dos anos o meu peso foi aumentando. O culminar do mesmo aconteceu após a minha gravidez, cheguei aos 90 quilos.

Em 2008 resolvi dar outro rumo à minha vida e procurei a Dra. Alexandra para me ajudar a emagrecer.

Consciente do que tinha decidido, lancei-me de cabeça não apenas numa nova fase para o meu corpo, mas numa nova vida. Mesmo tendo sentido uma verdadeira “ressaca” no primeiro dia, com direito a dores de cabeça, no terceiro ainda continuava firme e seguia diligentemente os conselhos da nutricionista.

A recompensa foi imediata: pesava menos quatro quilos.

Adoro comer, não dispenso uma boa refeição, mas agora posso fazê-lo sem prejudicar o meu organismo, gerindo os eventuais excessos num equilíbrio constante, num quotidiano saudável e saboroso. O que me permitiu manter o meu peso com pequenas oscilações, mas controlado até aos dias de hoje.

Eurico Oliveira


Aos 26 anos foi-me diagnosticado diabetes insulino-dependente. O meu mundo entrou em ruptura quando soube que tinha de passar a injectar insulina e fazer alterações na minha vida. Adoro jogar futebol e pensei que tinha que parar com o ritmo de treinos quatro vezes por semana.

Isso aconteceu em 2011 e imediatamente marquei consulta de nutrição. A Dra. Alexandra acompanhou-me semana a semana ajustando a alimentação ao meu dia a dia, à insulina e ao futebol. Ao fim de dois meses a minha glicemia já estava mais controlada e eu já me sentia mais confiante a conviver com a minha doença, o que permitiu espaçar as minhas visitas à Dra. Alexandra.

Hoje, passados dois anos, continuo a fazer consultas de rotina mas consigo ter os diabetes controlados.

João Santos


Com 2 anos diagnosticaram-me uma insuficiência renal que, depois de 2000, foi agravando. Em 2004, o médico nefrologista que me seguia no HUC sensibilizou-me para a importância da alimentação na preservação do rim. Desde então, sou acompanhado pela nutricionista Dr.ª Alexandra Quaresma que me elucidou sobre a exigência de adaptar a dieta alimentar às características do organismo. A dieta adequada exigia o cálculo de vários parâmetros, como as proteínas, de uma forma mais rigorosa do que a que estava a fazer até aquele momento. As restrições alimentares prescritas permitiram prolongar o funcionamento renal até 2010, data em que passei a fazer diálise peritoneal.

Numa fase de adaptação ao tratamento, o organismo exige mudanças de comportamento alimentar. Nesta fase, a intervenção da Dr.ª Alexandra foi também fundamental, pois, pensando que estamos a fazer bem, o senso comum leva-nos a cometer erros graves na alimentação.

Em 2012 fui sujeito a transplante renal o que me exigiu um controlo alimentar muito restrito no pós-operatório. Hoje ainda acompanhado pela Dra. Alexandra cumpro as regras de uma alimentação saudável.

Leonor Tomé


Em 2006 recorri à Dra Alexandra Quaresma para me auxiliar a emagrecer e perder o volume abdominal que tinha acumulado. Perdi 10kg e reduzi 30 cm na zona abdominal com a realização de tratamentos “Trim II”.

Ao longo destes anos, a minha vida foi alterando, o meu peso sofreu com isso e teve algumas recaídas, mas quando isso aconteceu procurei logo a Dra. Alexandra que me ajudou a voltar ao peso normal.

Assim, com 69 anos, tenho conseguido lutar contra os imprevistos da vida, o tempo e a idade, mantendo o meu peso e o volume abdominal estável, o que contribui para o meu bem-estar. É bom ter quem cuide de nós.

Beatriz Sebastião Pereira


Procurei a clínica Alexandra Quaresma sobretudo com o intuito de reajustar as refeições, de forma a ter uma alimentação mais equilibrada e mais de acordo com as minhas rotinas. Senti, logo na primeira consulta, uma enorme empatia e bem-estar. Com o reajuste alimentar e o acompanhamento sereno, animado e sempre encorajador da Dra. Alexandra, rapidamente reeduquei os hábitos alimentares e aumentei a autoestima. A Doutora Alexandra tem sempre as palavras certas para me incentivar! É na verdade espectacular e faz-se acompanhar por uma equipa igualmente fantástica - sempre me senti muito bem recebida e acolhida por todas as colaboradoras da clínica!

Parabéns à Dra. Alexandra e a toda a equipa pelo maravilhoso acompanhamento e a minha gratidão pela ajuda e pela simpatia.

Um bem haja,

Dra Vera Sebastião


A Clínica Alexandra Quaresma faz realmente a diferença na nossa vida. Os resultados são extraordinários para a saúde, para a imagem e para a autoestima. A eficácia do plano individual de tratamentos aliado a uma reeducação alimentar que integramos com suavidade e naturalidade nas rotinas diárias são garante de sucesso no processo e também no futuro.

Persistência, acreditar, manter o foco no objetivo com confiança e sem vacilar são condições muitíssimo necessárias para o sucesso do projeto, que nem sempre é simples... só foi possível graças ao acompanhamento regular e muito atento da Dra. Alexandra. O saber ouvir e a interpretação dos desabafos nas entrelinhas, a empatia e a enorme disponibilidade foram fundamentais para manter a determinação – contei sempre com a sua compreensão e com os seus conselhos práticos, muito positivos e muito motivadores.

Emagrecer não é um processo fácil, mas a simpatia e o elevado profissionalismo no atendimento e no acompanhamento por parte de todo o pessoal técnico fez-me sentir em casa, num ambiente familiar de afetos que tanto privilegio e que me manteve sempre a vontade de regressar.

Profundamente grata pela generosidade, pela simpatia e pelas relações de amizade que construí com toda a Equipa, aconselho vivamente e com muita confiança a Clínica Alexandra Quaresma.